repteis
Os répteis são animais vertebrados que possuem o corpo com escamas. Outra característica típica desses seres vivos é o fato de sua temperatura corporal variar conforme a temperatura do ambiente em que estão. Assim, quando está frio, o corpo apresenta uma temperatura baixa e, ao esquentar, ele também se aquece.
Répteis costumam ser encontrados em ambientes terrestres. Alguns também podem ser vistos nos troncos ou copas de árvores, dentro da água, ou mesmo caminhando em nossas paredes, como é o caso das lagartixas.
Há milhões de anos, mais precisamente desde a era Paleozoica, os répteis habitam nosso planeta. Se antes eram bem maiores e mais predadores, hoje os répteis são menores e mais evoluídos que seus antecessores, alguns dinossauros. Tartarugas, jabutis, cobras, crocodilos, jacarés e lagartos fazem parte da classe reptilia, palavra que vem do grego reptum e significa rastejar.
Slide 2
Características dos répteis
Anatomia
Esses animais possuem pele impermeável, seca, e com placas córneas no caso de jacarés e crocodilos. São animais pecilotérmicos, o que significa que sua temperatura muda de acordo com a temperatura ambiente. Os répteis possuem corpo dividido em cabeça, pescoço, tronco, membros e cauda, contendo ossos por todo seu esqueleto. Suas patas são pequenas e possuem garras para ajudar na sua locomoção. No caso das tartarugas marinhas as patas são nadadeiras e não possuem garras. Já as cobras não possuem membro algum, apenas cabeça, tronco e cauda.
Nos crocodilos e jacarés, a boca possui dentes grandes e afiados que servem para segurar a presa e rasgar sua carne. Já em tartarugas e cágados, por exemplo, os dentes são curtos e cerrados, que servem para mastigar o alimento. No caso das cobras, estas não possuem dentes como os outros répteis e por isso engolem inteiras suas presas.
Circulação
A circulação sanguínea é completa nos crocodilianos e incompleta nos outros répteis. Mesmo nos crocodilianos que possuem