reprodução dos vegetais
Os vegetais podem apresentar três ciclos reprodutivos diferentes. Eles podem ser ou haplobiontes ou diplobiontes ou haplodiplobiontes. Essa classificação baseia-se no momento da ocorrência da Meiose ou Divisão Reducional. A meiose é o processo em que a partir de uma célula diplóide (2N) obtém-se quatro células haplóides (N) - processo que nos humanos ocorre nas gônadas, na formação de células reprodutivas.
A meiose é dividida em:
Meiose inicial ou zigótica Meiose final ou gamética Meiose intermediária ou espórica
Vegetais Haplobiontes (algumas algas) reprodumusgos3 Esses vegetais são os que apresentam meiose inicial ou zigótica.
A alga possui um corpo haplóide (n) que produz gametas. Os gametas unem-se e formam a única célula diplóide do ciclo, o esporófito (2n). O esporófito produz por meiose células haplóides, que são os esporos, que darão, por mitoses consecutivas, novas algas haplóides.
Veja mais detalhes na nossa seção especial sobre as briófitas.
Vegetais Diplobiontes (algumas algas, raro nos vegetais)
Esses vegetais apresentam meiose final ou gamética.
A alga apresenta um corpo diplóide (2n) que produz gametas (n) por meiose. Os gametas unem-se e formam o zigoto. Este, por mitoses consecutivas, produz uma nova alga diplóide. Esse ciclo é como o dos humanos. Onde são produzidos gametas haplóides (n) que após a fecundação geram um zigoto (2n).
Vegetais Haplodiplobiontes (ocorre em algas, briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas) ciclo DE VIDA pteridófitas
Esses vegetais apresentam meiose intermediária ou espórica. É o ciclo típico dos vegetais.
Nesse ciclo de vida, ocorrem dois organismos adultos: um diplóide chamado esporófito e outro haplóide chamado gametófito.
O esporófito, através de meiose, produz células assexuadas chamadas esporos. Enquanto o gametófito, produz através de mitoses, células sexuadas, os gametas.
Pode-se diferenciar duas fases bem