Grupos vegetais e a reprodução grupal
“Grupos Vegetais e a Reprodução Grupal”
[pic]
Colégio Estadual Professor Hamilton Alves Rocha
Série: 2° A Data:__/__/__
Grupo:
Introdução
Com os avanços nos conhecimentos na genética, evolução e bioquímica, a divisão dos seres vivos da Natureza em dois Reinos: Animal e Vegetal, como como era aceita desde a Grécia antiga, não mais se ajusta à realidade.
Embora alguns cientistas ainda discutam onde deveriam ser classificados alguns organismos, a maioria concorda com a necessidade que sejam classificados em, pelo menos, cinco grandes Reinos.
Classificação
Monera - onde ficam seres anucleados, como as bactérias e as algas azuis.
Protista - onde seriam colocados seres nucleados e unicelulares
Fungi - onde classificamos os cogumelos, fungos em geral, mofos, leveduras e mixomicetos
Vegetalia ou Metáfita - onde são colocadas as algas mais evoluídas e os vegetais verdadeiros, terrestres
Animalia ou Metazoa - onde ficam os animais pluricelulares
Definição e Reprodução
Monera: São unicelulares, anucleadas, sem plastos ou mitocôndrias. São importantes agentes decompositores e causadores de inúmeras doenças, tanto em animais como em vegetais.
Têm um papel importante no Ciclo do nitrogênio e como decompositores na reciclagem da matéria orgânica nos ecossistemas.
Podem apresentar respiração aeróbica ou anaeróbica e, neste último caso, são importantes pela fermentação lática (azedam o leite) e acética (na produção do vinagre).
Reprodução normalmente é por cissiparidade, mas podem em certos casos, apresentar trocas genéticas, que podem ser feitas através de virus (transdução), ou diretamente entre indivíduos (conjugação).
Fungos Seres aclorofilados, em cuja membrana, no lugar da celulose, é encontrada quitina. Sua substância de reserva é o glicogênio.
Podem ser uni ou pluricelulares e, neste último caso, seu corpo é denominado "micélio" formado por filamentos denominados hifas.
São