A reprodução de animais e vegetais
Uma das características mais importantes que distingue os seres vivos da matéria inerte é sua capacidade de reprodução. Sem essa capacidade, a vida na terra desapareceria. Dessa forma, apesar de todos os seres vivos morrerem, a vida sempre continua. Todos os seres vivos provêm de uma célula que, em muitos casos, é formada a partir da união de uma célula feminina e outra masculina, ou seja, são provenientes de uma célula-pai e uma célula-mãe que se unem para formar uma célula-filha. Esse é o caso da reprodução sexual, por outro lado, há a reprodução assexual, na qual a célula-filha é proveniente da divisão de uma única célula. Em ambos casos, nos seres vivos pluricelulares, as células-filhas vão se multiplicando ate formar um novo organismo. As características que definem cada uma das espécies são transmitidas dos pais para os filhos através do DNA presente no núcleo das células.
Formas de reprodução
As diferentes espécies de animais e vegetais se dividem em dois grandes grupos, conforme a sua forma de reprodução. Os tipos de reprodução podem ser sexual e assexual.
Na reprodução sexual, que ocorre na maioria dos animais e vegetais, o novo ser é formado pela união de dois gametas distintos, uma célula reprodutora masculina e uma célula reprodutora feminina. Nesse tipo de reprodução, os novos indivíduos são muito parecidos com os seus progenitores, mas não idênticos.
A reprodução assexual é aquela que ocorre sem a intervenção de células reprodutoras (gametas) em alguns seres unicelulares e pluricelulares. Os seres vivos que se reproduzem de forma assexual são os únicos responsáveis pela sua reprodução, ou seja, sem a participação de indivíduos femininos e masculinos. A reprodução assexual pode ser muito rápida e produzir em grade número de descendentes. Nesse tipo de reprodução, os seres são idênticos aos seus progenitores.
A reprodução dos animais
A maioria dos animais se reproduz de forma sexual. No entanto, há