reproduçao
Pagina 48 a 50 (Reprodução)
Anatomia e Fisiologia da Fêmea
Pagina 53 a 57
Hormônios da Reprodução suas Funções e Mecanismos hormonais
O responsável pela regulação hormonal da reprodução é o hipotálamo. Através do sistema porta-hipotálamo-hipofisário o hipotálamo liga o sistema nervoso central ao sistema endócrino, coordenando as gônadas. Além disso, há também a atuação de determinados mensageiros químicos (fatores de crescimento) e dos sistemas regulatórios parácrinos e autócrinos no nível das gônadas.
O sistema endócrino utiliza mensageiros químicos (hormônios) para regular os processos mais lentos, como o crescimento e a reprodução. Os hormônios reprodutivos são provenientes de várias áreas do hipotálamo, dos lobos anterior e posterior da hipófise, das gônadas (testículos e ovários), do útero e da placenta.
Os hormônios do hipotálamo que regulam a reprodução são os hormônios GnRH (hormônio liberador das gonadotrofinas) e ACTH (fator inibidor de prolactina). O GnRH quando liberado no sistema porta-hipotálamo-hipofisário promove a liberação de LH (hormônio luteinizante) e FSH (hormônio folículo estimulante), que são hormônios provenientes da hipófise anterior. As gonadotrofinas (LH, FSH e prolactina) também são reguladas por esteróides gonadais.
O FSH é responsável por estimular o crescimento e a maturação dos folículos ovarianos, no macho é responsável por parte da espermatogênese. A secreção de estrógenos do folículo ovariano desenvolvido é induzida pelos hormônios LH e FSH, que neste momento atuam juntamente.
Nos machos, o LH estimula as células intersticiais a produzirem andrógenos. Nas fêmeas, o pico pré-ovulatório do LH é responsável pela ruptura da parede folicular e ovulação. Além disso, o LH também, é o responsável pela manutenção do corpo lúteo.
O hormônio responsável pela lactação é a prolactina (secretado pela hipófise anterior), a qual inicia e mantém a lactação. A ocitocina (hormônio da