Representações carnavalescas
Resumo:
O presente artigo visa discutir a importância do “ Carnaval”, festa esta, de extrema vinculação durante todo o período moderno. Pensando nos seus aspectos para além destes propriamente ditos, mas envolvidos em toda uma simbologia que aponta significados pertinentes para compreender a leitura de mundo que aquela população fazia sobre si e sobre o outro. O Carnaval é visto também como um espaço de escape da rotina corriqueira e um modo de “ inverter” a ordem de funcionamento do mundo. Trazendo uma idéia de comida em abundância, violência verbal e física principalmente contra animais e sexo livre e “cultuado”, abordando assim, os aspectos carnais que eram tão condenados durante a Quaresma.
Palavras-chave:Cultura popular, festas, carnaval.
Introdução:
As festas eram um traço importante da cultura popular tradicional européia, sendo estas, repletas de simbolismos que traziam em seus mínimos significados um pouco da visão de mundo dos homens daquele período. Dentre as festividades mais importantes, estava o Carnaval, que trazia vários aspectos culturais da sociedade. É importante salientar que esta celebração não ocorria em toda a Europa e possuía grande intensidade no sul europeu.
________________________
Graduando em licenciatura em história, 4° semestre, Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS.
A discussão de Bakhtin (1993 ), acerca do carnaval, entende este, como o núcleo da cultura cômica, como uma festa baseada no riso, possuindo suas próprias regras, que seriam as normas da liberdade onde as pessoas realmente podem viver e retornam ao país da idade do ouro, onde a arte está entrelaçada a vida de maneira que se misturam e se completam, rompendo as fronteiras. Assim as festividades expressam um modo de pensar, uma visão de mundo