TIPOS DE INVESTIMENTO
CDB
O Certificado de Depósito Bancário (CDB) e o Recibo de Depósito Bancário, (RDB) são os mais antigos e utilizados títulos de captação do setor privado. São oficialmente conhecidos como depósitos a prazo. Os recursos captados pelas Instituições Financeiras através desses instrumentos e são repassados aos clientes na forma de empréstimos para financiamento de capital de giro e/ou aquisição de equipamentos. Ambos podem ser emitidos por Bancos Comerciais, Bancos de Investimentos ou Bancos de Desenvolvimento.
CDB pré-fixados – o investidor já sabe na hora da aplicação quanto vai receber em juros.
CDB pós-fixados - Nesta modalidade é estabelecido um rendimento fixo atrelado a um indexador como IGP-M, por exemplo, ou IPCA. Quando há desconfiança nos reflexos da inflação sobre os indexadores utilizados, os clientes preferem operar com taxas prefixadas.
A mais importante diferença, e aquela que deixou o CDB mais procurado, é o fato de ele ser transferível por endosso nominativo, ou seja, pode ser vendido/resgatado a qualquer hora antes do prazo determinado.Em se tratando de CDB pré-fixado, existirá, na venda antes do prazo final, uma perda de rentabilidade, já que o comprador exigirá um spread ou deságio para gerar liquidez.
O RDB (recibo de depósito bancário) não é transferível, não podendo ser revendido nem devolvido ao banco que o emitiu.
CADERNETA DE POUPANÇA
É a aplicação mais simples e tradicional, sendo uma das poucas, talvez a única, em que é possível aplicar pequenas somas e ter liquidez, apesar da perda de rentabilidade para saques anteriores há 30 dias corridos.
Os recursos das cadernetas de poupança devem ser aplicados de acordo com regras estabelecidas pelo Banco Central, as quais, conforme as variáveis econômicas do momento podem ser alteradas.
Perguntas e respostas
1. Como é o rendimento da poupança hoje?
A poupança rende 0,5% ao mês + a variação da TR. A caderneta é isenta de imposto de renda para pessoa física e