REPRESENTAÇÃO DE UMA PERSONAGEM NEGRA, ATRAVÉS DE DESENHOS, NA VISÃO DE CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL I
Amanda de Jesus Cruz*
RESUMO
O desenho é uma das maneiras (no qual ou nas quais) as crianças demonstram como veem os acontecimentos ao seu redor. Aborda-se especificamente a questão da raça, no sentido de cor da pele e com o objetivo de proporcionar que os estudantes se identifiquem e se valorizem enquanto negros. O presente artigo tem por objetivo analisar como os alunos do Ensino Fundamental I percebem o negro, fazendo sua representação a partir de desenhos e com base na contação de uma história que traz uma personagem negra. Fundamentando-se no que traz a Lei 10.639/2003, que tange a obrigatoriedade de se trabalhar o ensino da história e cultura afro-descendentes, é desconhecida, pelos estudantes, na maioria das vezes, essa realidade da valorização da cultura negra por não fazer parte de seu dia a dia e não ser abordado no ambiente escolar. Além do mais, os trabalhos sobre a temática ficam a desejar, dando algum destaque, apenas, em dois períodos do ano, ou seja, em 13 de maio e 20 de novembro. Há espaços escolares, mesmo assim, que não fazem referência ao assunto, não entendendo o seu papel enquanto instituição de ensino.
Palavras-chave: negro, desenho, criança.
INTRODUÇÃO
As questões inerentes aos estudos sobre o negro, vistas de forma positiva no contexto escolar, faz-se necessário em todos os momentos, uma vez que existe uma necessidade de mostrar para os estudantes as diferentes maneiras de enfrentar o preconceito, possibilitando assim uma melhor aceitação pelos mesmos no que se refere à sua origem étnica, permitindo que os mesmo passem a agir de forma mais crítica nas abordagens de conteúdo que digam respeito às suas condições de desfavorecimento no espaço escolar.
Ao analisar o contexto histórico no Brasil, percebe-se que o negro, na maioria das vezes, está à margem nos acontecimentos sociais do país, restando