Repolhuda
A planta é anual, florescente sob dias longos e temperaturas cálidas – a estapas reprodutiva do ciclo , que se inicia com o pendoamento. Dias curtos e temperaturas amenas ou baixas favorecendo a etapa vegetativa do ciclo, constando-se que todas as cultivares produzem melhor sob tais condições. A planta, inclusive,resiste a baixas temperaturas e a geadas leves.
As condições climátcas sob as quais a muda é produzida afetam sobremaneira o comportamento da planta adulta. Durante a primavera-verão, quando conduzida m casa de vegetação, a cultura se beneficia do chamado efeito “guarda-chuva”, obtendo-se folhas mais macias e redução substancial no ciclo.
Cultivares
As numerosas cultivares, originaramse de trabalhos de melhoramente genético conduzidos no Brasil ou no exterior. Um dos principais objetivos dos fitomelhoritas brasileiros tem sido desenvolver cultivares que apresentem maior resistência ao pendoamente precoce e ao mosaico-da-alface.
As cultivares são de coloração verde, em sua maioria , sendo que aquelas com margens aroxeadas não são be aceitas, também cultivares roxas, ainda em pequena escala.
Tipo repoluda-crespa (Americana) :
As folhas são caracteristicaente crespas, bem consistentes, com nervuras destacadas, formando uma cabeça compacta. As folhas internas são mais crocantes e mais claras que as externas, sendo preferidas para sanduiches.
Tipo Repolhuda-manteiga :
As folhas são bem lisas, muito deicadas, de coloração verde-amarelada e aspecto amanteigado, formando uma típicacabeça compacta.
Tipo Solta-lisa:
As folhas são macias, lisas e soltas, não havendo formação de cabeça.
Tipo Solta-crespa:
As folhas são bem consistentes, crespas e soltas, não formando cabeça.
Tipo Mimosa:
Tipo que recentemente vem adquirindo certa relevância, folhas delicidas e com aspecto “arrepiado”.
Tipo Romana:
Este grupo de alface é de reduzida importância econômica, sendo de aceitação restrita pelos