Reologia e viscosidade
Reologia
1. Objetivos
A prática visa avaliar a influência da velocidade de cisalhamento sobre a viscosidade de fluidos newtonianos e não-newtonianos e o comportamento reológico de amostras de interesse farmacêutico.
2. Introdução
2.1 Reologia
Reologia é um ramo da física que trata do estudo da inter-relação entre a força aplicada a corpos materiais e as deformações decorrentes ao longo do tempo, de forma que Inclui propriedades como: elasticidade, viscosidade e plasticidade. Estados da matéria, de gases a sólidos, fazem parte dos assuntos abarcados pela Reologia. O termo vem do grego rheos, significando escoamento, e foi introduzido formalmente em 1920 pelo Professor Eugene Bingham, da Universidade de Lehigh, Pennsylvania,USA. A Reologia é um ramo científico de importantes aplicações na indústria em geral, na engenharia de materiais, geofísica, farmácia e fisiologia.
Classificação reológica:
[pic] Fonte: http://www.setor1.com.br/analises/reologia/cla_ssi.htm
Os fluidos podem ser classificados quanto à relação entre a taxa de deformação e a tensão de cisalhamento: ● Fluidos Newtonianos: sua viscosidade é constante, seguem a Lei de Newton. Esta classe abrange todos os gases e líquidos não poliméricos e homogêneos. ● Fluidos Não-Newtonianos: a relação entre a taxa de deformação e a tensão de cisalhamento não é constante.
Entre os fluidos Não-Newtonianos, podemos classificar:
- Independentes do tempo:
• Pseudoplásticos São substâncias que, em repouso, apresentam suas moléculas em um estado desordenado, e quando submetidas a uma tensão de cisalhamento, suas moléculas tendem a se orientar na direção da força aplicada. E quanto maior esta força, maior será a ordenação e, conseqüentemente, menor será a viscosidade aparente.
• Dilatantes São substâncias que apresentam um aumento