Cominuicao
A IMPORTÂNCIA DA REOLOGIA DA POLPA NO BENEFICIAMENTO DE PARTÍCULAS FINAS POR PROCESSOS DE CICLONAGEM E DE MOAGEM
Mario Valente Possa Engº de Minas, D. Sc.
Rio de Janeiro Setembro / 2002
CT2002-039-00 Comunicação Técnica elaborada para o XIX Encontro Nacional de Tratamento de Minérios e Metalurgia Extrativa, realizado em Recife-PE.
XIX ENTMME – Recife, Pernambuco - 2002
A IMPORTÂNCIA DA REOLOGIA DA POLPA NO BENEFICIAMENTO DE PARTÍCULAS FINAS POR PROCESSOS DE CICLONAGEM E DE MOAGEM*
Possa, M.V.1
1 – Coordenação de Tratamento de Minérios - Centro de Tecnologia Mineral - CETEM/MCT, Av. Ipê, 900 - Ilha da Cidade Universitária. CEP 21.941-590 - Rio de Janeiro - RJ E-mail: mpossa@cetem.gov.br * Trabalho apresentado ao XIX Encontro Nacional de Tratamento de Minérios e Metalurgia Extrativa a ser realizado em Recife, no período de 26 a 29 de novembro de 2002.
RESUMO
No beneficiamento de minérios com partículas finas e ultrafinas tem-se o decréscimo da ação dos mecanismos de separação que utilizam forças mecânicas sobre as mesmas, tornando-se significativas as forças referentes aos fenômenos eletrostáticos e aquelas devidas à descontinuidade do meio (viscosidade). Neste momento, o conhecimento da reologia (ciência que estuda a deformação e o escoamento de materiais sob a ação de uma força) é muito importante para se buscar entendimento do comportamento das partículas numa polpa e, em conseqüência, os processos de separação das mesmas. Os avanços tecnológicos experimentados pelos instrumentos de medição e de análise para partículas, até mesmo de tamanhos coloidais, proporcionaram impulsos significativos nos estudos de reologia. No presente trabalho serão apresentados os efeitos da mudança da viscosidade de polpas no tratamento de minérios com os processos de ciclonagem e de moagem. A caracterização da reologia das polpas foi realizada empregando-se o modelo