René Descartes - as maiores almas são capazes dos maiores vicios
Prof.
Aluno:
Analise Frase: “as maiores almas são capazes dos maiores vícios, assim como das maiores virtudes”
A frase do Descartes quer dizer que quando a pessoa é inteligente, um gênio, ela pode tanto usar sua inteligência para o bem quanto para o mal, e isso depende do bom senso de cada um do que é ser bom e o que é ser mal.
Ao dizer isso ele, quer dizer que todo mundo possui bom senso, e que ela estaria em todas as pessoas, o bom senso é aquilo que diferencia o certo do errado.
Nós devemos usar a inteligência com calma, devemos saber o caminho certo para usá-la de modo correto,
Porque a imaginação não difere o que é certo e errado, ela é ilimitada, produz idéias absurdas, e não as difere.
Quanto a isso depende do nosso caráter e de como a moral em si se mostra, frear aquilo que nos prejudica, sabendo diferenciar o bem do mal, e tendo um bom senso sabendo seguir o caminho certo.
Por isso que esses vilões dos cinemas são gênios, todos são, pois tem uma grande alma, grande imaginação, só que ao usá-la, não soube usar o bom senso e a razão, pois a imaginação não é controlada pelo mesmo.
Tem uma frase do Albert Einstein que fala exatamente isso.
"O problema do homem não está na bomba atômica, mas no seu coração."
Ele diz exatamente que a imaginação e a inteligência estão ai, podemos ir alem e temos o conhecimento capaz de criar coisas incríveis, mas que devemos ter um coração bom, um bom senso apurado, que saibamos o que fazer com nossa inteligência, e nossa imaginação usando elas de modo seguro e correto.
Devemos usar a razão sempre, por que o erro é mais fácil, o caminho do errado é mais curto e não saber diferenciar essas coisas é o que leva a usar sua grande “alma” em ter um grande vicio, e quando sabendo usar a razão podemos levar nossa alma a um degrau maior, podemos ter as maiores virtudes que um homem pode adquirir. No exemplo do texto na Pag. 77 temos a fábula da lebre e da tartaruga, aplicada