Fichamento
DESCARTES
René Descartes (1596-1650), foi um dos filósofos mais importantes do século XVII, tendo influenciado de forma decisiva a formação e o desenvolvimento do pensamento moderno. Sua obra filosófica adota uma posição dualistica acerca da natureza do corpo e da alma, dando forte ênfase à subjetividade na análise do processo do conhecimentoe caracterizando-se pelo rigor analítico e argumentativo. (p.73)
Descartes considerava um de seus objetivos primordiais a fundamentação da nova ciência natural então nascente, defendendo sua validade diante dos erros da ciência antiga e mostrando a necessidade de se encontrar o verdadeiro método científico que colocasse a ciência no caminho correto para o desenvolvimento do conhecimento, o que se propõe no Discurso do método. (p.73)
As principais contribuições de Descartes à tradição epistemológica moderna se encontram na adoção da questão da fundamentação da ciência como problema central, dando ênfase à discussão da metodologia científica, bem como em sua geometria algébrica, que abre caminho para a matematização da natureza, (p.73)
Seu ponto de partida consiste em adotar a posição cética, radicalizando-a e levando-a as suas ultímas consequências para então mostrar que se trata de uma posição insustentável. (p.73)
Supondo, portanto, que todas as coisas que vejo são falsas; persuando-me de que nada jamais existiu de tudo quanto minha memória repleta de mentiras me representa; penso não possuir nenhum sentido; creio que o corpo, a figura, a extensão, o movimento e o lugar são apenas ficções do meu espírito. O que poderá, pois ser considerado verdadeiro? Talvez nenhuma outra coisa a não ser que nada há no mundo de certo. (p.74)
Não haverá algum Deus, ou alguma outra potência, que ponha no espírito tais pensamentos? Mas há algum, não sei qual, enganador mui poderoso e mui ardiloso que emprega toda a sua indústria em enganar-me sempre. De sorte que, após ter pensado bastante nisto e de ter examinado