Rent Seeking
Economia do Setor Público
Aluna: Ayla Vasconcelos Braga – 201100530
Atividade:
•
Questões formuladas a partir da leitura de “The Fundamentals of RentSeeking” de Gordon Tullock e de “Rent Seeking” de Pedro Ferreira.
•
Casos de “rent-seeking” no Brasil.
1)- Explique como a ação organizada e o lobby de grupos de interesse influenciam no desempenho industrial e da economia brasileira como um todo.
Sabemos que há pouca racionalidade econômica na política comercial brasileira e que tais políticas refletem a pressão de setores organizados que buscam maior proteção e, não, o bem estar social da população como um todo. Ao lançar políticas que protegem esses setores mais concentrados, com maior poder de barganha e potencialmente mais expostos à competição de importados, o governo está dificultando a abertura comercial. Essa por sua vez, é a responsável pela importação de melhores insumos, por exemplo, que desencadeia, um acelerado crescimento de produtividade doméstica. Além disso, a abertura reduz o custo de inovação e força as empresas a aumentar os investimentos em pesquisa e desenvolvimento (P&D) ou comprar tecnologia para que se possa fazer frente à concorrência. Há também um aumento de escala de produção, já que países mais abertos acabam aumentando, também, suas exportações, ampliando o tamanho do mercado potencial. Por último, a abertura comercial permite maior especialização do país nos setores em que sua vantagem competitiva é maior, aumentando sua produtividade média e marginal.
Outro ponto importante é que a proteção comercial, além de retardar todos os fatores já mencionados acima, também afeta o comportamento da produtividade industrial no país. Através de modelos econométricos, evidenciouse que a liberalização comercial dos anos noventa no Brasil colaborou para o grande crescimento da produtividade observada no período. O impacto da taxa de proteção efetiva (mais elevada nos setores com