Rendimento num processo de aquecimento
Índice
Introdução ……………………………………………………………………………3
Protocolo Experimental ……………………………………………………………....5
Resultados…………………………………………………………………………….6
Tratamento de dados………………………………………………………………….8
Análise Critica ………………………………………………………………………10
Bibliografia…………………………………………………………………………..11
Introdução
Esta actividade experimental teve como objetivo determinar o rendimento num processo de aquecimento de água e identificar alguns fatores de que este rendimento pode depender.
Quando se aquece uma massa de água, utilizando uma resistência elétrica de aquecimento, ocorre uma transferência de energia que se manifesta através do aumento da temperatura da água e do aumento da energia interna desse sistema. * Energia interna: é a soma da energia potencial, resultante das interações entre partículas constituintes do sistema (átomos, moléculas e iões), e da energia cinética, associada ao permanente movimento das partículas.
A energia interna de um sistema depende da sua massa (quanto maior a massa mais energia) e está também relacionada com a temperatura.
A temperatura de um sistema (de um corpo) é proporcional à energia média da translação das suas partículas.
* Calor (Q): é a transferência de energia desorganizada, que ocorre entre sistemas a temperaturas diferentes. Permite medir a energia transferida, espontaneamente, do sistema a temperatura mais alta (resistência elétrica) para o sistema a temperatura mais baixa (água), tendo como objetivo o equilíbrio térmico.
A quantidade de calor calcula-se assim através da fórmula:
Q= mc ∆ᶿ
Sendo que a quantidade de energia transferida que é necessária para aumentar a temperatura dessa massa de água depende dos seguintes fatores: * m:: massa da água (kg) * c:: capacidade térmica mássica da água (c=4180 J/ (kg