Atuação de enfermagem no centro obstetrico
O Centro Cirúrgico Obstétrico (CCO) não é diferente do Centro Cirúrgico Geral (CCG) pode ser considerado uma das unidades mais complexas do hospital pela sua especificidade, presença constante de estresse e a possibilidade de riscos à saúde a que os pacientes estão sujeitos ao serem submetidos á intervenção cirúrgica.
O centro cirúrgico obstétrico é composto por sala de espera para familiares, salas de pré- parto, salas cirúrgicas e sala de parto normal, REPAI para cuidados pós operatório e pós parto normal, posto de enfermagem, expurgo, lavabo entre as salas, sala de reanimação para os primeiro cuidados com recém nascido (RN), arsenal, rouparia.
A enfermagem realiza os cuidados com o paciente e organização do setor, os cuidados com abertura dos materiais estéreis abertos em salas. A chefia de enfermagem cuida da parte burocrática e da supervisão dos técnicos e auxiliares de enfermagem.
É importante, portanto que o profissional que atua no centro cirúrgico tenha um respaldo teórico de informações pertinentes à sua área de trabalho, facilitando assim o seu agir e pensar para uma assertividade nas condutas a serem direcionadas em relação à equipe de trabalho e aos clientes por ele assistidos.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Centro cirúrgico obstétrico
O centro cirúrgico obstétrico (CCO) é uma das unidades mais complexas dentro do contexto hospitalar, porque possui características específicas que contribuem com a resolutividade das intervenções cirugicas.
O CCO apresenta como finalidade principal oferecer subsídios que propiciem o desenvolvimento do processo anestésico-cirúrgico com segurança;oferecendo condições técnicas para que as equipes médicas e de enfermagem possam atender às necessidades dos clientes nos períodos pré, intra e pós operatório, conforme planejamento previamente estabelecido.(martinari 2008).
O (CCO) é composto por:
- salas de pré parto: onde as pacientes ficam para ser realizado os primeiros procedimentos quando estão