Rendimento No Futsal
Os locais que mais sofrem com as lesões são os membros inferiores, acometendo com maior freqüência as coxas, joelhos e tornozelos.
Dentre as lesões mais comuns se destacam lesões musculares que freqüentemente afetam os músculos: Isquiotibiais (mais comum), adutores, Quadríceps (principalmente o músculo Reto Femoral) e pouco menos comum o músculo Tríceps Sural. As lesões articulares também são muito vistas no Futsal, principalmente as entorses de tornozelo e joelho, respectivamente.
Os goleiros são um caso a parte além das lesões acima citadas eles costumam apresentar lesões nos Membros Superiores, dedos, ombros e cotovelos. A maioria dos atletas de alto rendimento são submetidos a elevada carga de trabalho, no futsal isso não é diferente, causando grande desgaste físico. Esse desgaste pode deixar o atleta mais susceptível a lesões, pelo comprometimento do mecanismo de proteção (propriocepção), embora os fatores exatos da influência da fadiga na propriocepção ainda serem controversos .
Para tentar diminuir o número de ocorrências de lesões, sugere-se o acompanhamento profissional adequado, para que possam ser feitos trabalhos visando o desenvolvimento da força, da flexibilidade, da coordenação e da propriocepção, já que existem evidências de que o trabalho proprioceptivo reduz os riscos de lesões no joelho e no