IPO - Engenharia de Métodos
IPO é a sigla em inglês para Oferta Pública Inicial.
A oferta pública de ações é o ato de possibilitar a qualquer pessoa a oportunidade de adquiri uma participação em uma determinada empresa.
Ela pode ser a primeira (inicial) ou não.
A oferta pública inicial ocorre quando se está querendo “abrir” o capital da empresa. Explicando de uma forma simplificada: vamos supor que você tenha uma empresa da qual seja o único proprietário e ela comece a se expandir. Com o tempo, você resolve que, em vez de pedir dinheiro emprestado para crescer (além dos lucros que a sue empresa gera para o aumento do capital), poderia conseguir novos sócios. Para colocar em prática sua decisão, você pode “abrir” o capital da empresa (possibilitar a entrada de outros investidores) de forma a que qualquer investidor interessado, na oferta pública inicial, participe como sócio de sua empresa, comprando as ações que você colocará para vender.
SEC
A SEC foi estabelecida pelo Congresso dos Estados Unidos em 1934 como uma agência regulatória quasi-judicial independente, durante a Grande Depressão que acompanhou o Crash de 1929. A razão principal para a criação da SEC foi para regular o mercado de ações e prevenir abusos corporativos relacionados com a oferta e a venda de títulos e de relatórios corporativos. À SEC foi dado o poder de licenciar e regulamentar as bolsas de valores, as companhias cujos valores mobiliários são negociados por elas, e as corretoras e concessionárias que conduzem a negociação.
Atualmente, a SEC é responsável pela administração de sete leis principais que regem o setor de valores imobiliários. São elas: Securities Act of 1933, Securities Exchange Act of 1934, Trust Indenture Act of 1939, Investment Company Act of 1940, Investment Advisers Act of 1940, Sarbanes-Oxley Act of 2002 e mais recentemente, Credit Rating Agency Reform Act of 2006.
A autoridade concedida pelo Congresso permite à SEC conduzir ações de execução civil contra indivíduos ou empresas, se