Renda e Cetim
A renda é um tecido transparente de malha aberta, fina e delicada, que forma desenhos variados com entrelaçamentos de fios de linho, seda, algodão ou até mesmo de ouro.
É por vezes aplicada como guarnição de vestidos, alfaias e paramentos.
Na sua maioria, as rendas compõem-se de dois elementos:
O desenho ou motivo;
O fundo, que mantém o desenho unido.
São dois os principais tipos de renda: a renda de bilros e a renda de agulha. Entre outros tipos, incluem-se o crochê (executado com uma agulha) e ofrivolité, preparado com naveta, uma espécie de lançadeira, que forma nós com as linhas.
Dependendo da forma como são trabalhadas, as rendas tanto são ideais para ocasiões elegantes, como veranis e modernas para o seu dia a dia. Na nossa seleção de rendas, encontra tanto as rendas mais finas, como rendas de bilros de alta qualidade para um visual mais hippie.
Cetim
Cetim é um tecido e foi assim denominado em homenagem a Zaitum (ou Tsenthung), China, de onde se origina. Era a princípio um tecido brilhante de seda em trama bem fechada.
É nome também de ligamento de tecidos de cala que pela distribuição de seus pontos tomados o torna brilhante tendo avesso e direito diferentes. Sendo que para proveito da característica mais marcante o mais brilhante é o direito Obedece via de regra (Raso turco e Raso do Reino) deslocamento constante numa matriz quadrada previamente calculada.
No século XX, o raiom e outras fibras sintéticas tomaram o lugar da seda.
Tecido luxuoso, o cetim é mais usado para roupas de noite e é altamente recomendado pelos alfaiates por sua classe e caimento.
OBJETIVOS
Usar técnicas de costuras na renda e cetim; Aplicar viés na renda; Fazer costura francesa na renda e cetim; Embutir renda no forro; Embutir zíper no vestido
MATERIAIS
1,30 de renda Raschel
80 cm de cetim Charmeuse
01 zíper invisível de 50 cm
Moldes
Tesoura afiada para corte de tecido
Linha na cor do tecido
Alfinetes Nº 29
Fita Métrica
Esquadros de