TCC Desenho De Moda
Cetim: Tecido sedoso, brilhante e macio, feito de seda, algodão ou fibras sintéticas. Originário da cidade de Tsenthunj, porto chinês, de onde era exportado durante a Idade Média. Normalmente, apresenta alta densidade de urdume. As armações de cetim, não possuem pontos interligados. Também é conhecido como raso.
Chita: Tecido com fibras de algodão de baixa qualidade e resistência. Possui um estampado florido de cores fortes. Muda de nome conforme o tamanho de sua estampa, quando são miúdas é chamado de chitinha, quando são graúdas, chitão.
Crepe: Tecido fino, normalmente transparente, feito com fio torcido de seda, algodão, poliéster ou lã. Caracteriza-se por superfícies crespas ou enrugadas. O efeito é produzido de várias formas. Pelo uso de fios com alta torção em S ou Z, pelo uso de construções particulares e por tratamentos químicos ou térmicos, que proporcionam contrações diferenciadas no acabamento do tecido.
Crepe Chiné: Tecido de seca pura ou poliéster, extremamente fino e leve, que tem como base o crepe e fios com pouca torção, dispostos alternadamente. Os fios são tintos ou estampados, usados em peças do vestuário, incluindo também camisetas, gravataria, xales e roupas intimas.
Juta: Fibra lustrosa, obtida da planta do mesmo nome, do leste da Índia. Desde o século XIX, foi misturada à seda e à lã para criar tecidos para o vestuário.
Laise: Tecido de algodão bordado.
Lamê: Tecido de seda com fios metálicos dourados ou prateados, originado da palavra francesa lamiê, adornos.
Linhão: Tecido, que é um subproduto do linho, possui textura grossa e trama irregular. Na sua composição, o linho aparece na percentagem de 10 a 20%, tendo como matéria básica, o algodão.
Gorgurão: Do francês gros-grain. Tecido encorpado normalmente em seda, lã ou algodão, com efeito de nervuras no sentido da trama.
Linho: Semelhante à lã, o linho é uma fibra muito