movimentos e fases artisticas
A Pré-histórica, são aquelas devidas aos povos primitivos, ou seja, que faziam parte de sociedades paleolíticas, neolíticas e não civilizadas. Também chamada de Arte Rupestre, é considerada a expressão artística mais antiga da humanidade.
• Arte Egípcia
A Arte Egípcia carrega muita importância no que diz respeito a nossa arte e arquitetura. Por longo de aproximadamente 3 mil anos, a arte egípcia era totalmente relacionada a praticas religiosas. Ao contrario do se imagina, nada do que era feito era para ser mostrado. As famosas pirâmides eram túmulos de reis e nobres do império e as pinturas nas paredes eram feitas para que chegassem ao outro mundo com o cortejo apropriado. É interessante destacar também que durante todo esse período, o estilo da pintura se manteve padrão: basicamente, os egípcios representavam tudo do angulo mais característico. Por exemplo, o rosto humano é mais visto de perfil, e assim eles o desenhavam., e o olho tal como o vemos, era desenhado de frente.
• Arte Grega
Nos primórdios das civilizações gregas, os artistas da época ainda tinham influencia da arte egípcia, faziam pinturas e esculturas de forma rígida. Mas foi no mesmo contexto em que filósofos e cientistas se desenvolviam, os artistas passaram a perceber uma nova forma de representar. Perceberam a liberdade de esculpir e pintar o corpo humano e as coisas de ângulos diferentes, nao somente frontais e característicos, criando movimento e serenidade.
• Arte Gótica
Surgiu na Idade Media, principalmente na Franca. A Arte Gótica é também conhecida como a “arte das catedrais”. No período de mudança do modelo feudal para criação de cidades estados, ocorreu muita rivalidade entre essas cidades, destacando o orgulho cívico e a religiosidade. Acreditavam que para se chegar ate Deus, não era somente pela fé, mas também pelo esforço. O que resultou nas construções de esplendorosas catedrais, ricas em detalhes e ornamentos.
• Renascimento
A grande revolução