Mortal para Frente e Salto Tsukahara
FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA
EF 645 – APROFUNDAMENTO EM GINÁSTICA ARTÍSTICA
TRABALHO FINAL DE GINÁSTICA ARTÍSTICA:
MORTAL PARA FRENTE
E
SALTO TSUKAHARA
VANESSA NASCIMENTO COPELLI NOV/2013
MORTAL PARA FRENTE
O QUE É
Elemento da ginástica artística e de diversas outras modalidades, como trampolim acrobático, capoeira, artes circenses. Se configura por uma impulsão de membros inferiores projetando o corpo no ar, enquanto o tronco executa uma rotação no eixo transversal. O corpo pode assumir a forma grupada, carpada ou estendida no ar e executar mais de uma volta no eixo, antes da aterrissagem em pé. Na ginástica artística é utilizado em todos os aparelhos, como elemento da série ou por exemplo, na saída dos aparelhos. Neste trabalho, será tratado apenas do mortal utilizado no solo com um rotação de 360º ao redor do eixo transversal.
EXECUÇÃO
Mortal para frente grupado (SANTOS, ALBUQUERQUE FILHO, 1986, P. 106)
Tous (2002, p. 30) nos mostra que o mortal faz parte do grupo dos elementos acrobáticos da ginástica artística e está caracterizado por ser um elemento acrobático com fase de voo, sem apoio de mãos e impulso simultâneo dos pés. É uma execução de giro de 360º no eixo transversal do ginasta. Citando Ginés (1986), a autora nos mostra que o mortal pode ser dividido em quatro fases:
1- Fase de preparação em que o ginasta deve estar em uma posição vertical, com tronco bloqueado para obter uma direção e controle correto do movimento. É o momento da impulsão de pés no solo.
2- É a fase de execução do mortal propriamente dito, alcançando a máxima altura até a fase do ponto morto, em que se começa a fase descendente do salto. Nessa segunda fase, o ginasta executa a rotação do corpo no eixo transversal.
3- A terceira fase é a qual o ginasta deve estabelecer contato visual com um ponto de referência.
4- A última fase é a fase final do movimento, em que o ginasta deve chegar a uma