Periodização da Ginástica Artística
Disciplina: Teoria do Treinamento Esportivo, 4º Bacharelado
Periodização do Treinamento da Ginástica Artística
MODELO DE PERIODIZAÇÃO
O macrociclo foi separado em três períodos: preparatório, competitivo e de transição.
1 Período preparatório
1 Desenvolvimento
Os dois primeiros microciclos visam possibilitar a introdução do atleta à rotina de treinamento ou a passagem gradual do atleta de uma situação de transição para uma realidade do treino. É caracterizado por apresentar estímulos não muito fortes.
O terceiro e quarto microciclo tem a finalidade de provocar adaptações orgânicas desejáveis, capazes de incrementar o nível de condicionamento do atleta. É caracterizado por apresentar na fase de estímulo, aplicação de cargas moderadas.
2 Choque
Caracterizam o ápice da aplicação da carga num mesociclo. Apresenta elevações repentinas das exigências de treinamento acima daquelas comumente utilizadas. Microciclo típico do período preparatório, pode ter três ou quatro picos com altas cargas. Objetiva quebrar o limite de adaptação alcançado na fase prévia, levando o atleta a alcançar um limite superior de homeostase.
Na fase básica de preparação, este choque se caracteriza através do aumento de volume. Enquanto na fase específica de preparação, pelo aumento na intensidade.
1.3 Recuperação
O microciclo de recuperação tem como objetivo remover a fadiga do corpo e da mente, restaurando a energia. Um treinamento aeróbio de baixa intensidade é o mais adequado para esse caso. Recomenda-se organizar esses microciclos após séries de competições importantes ou após microciclos de choque. Esses ciclos restauram o potencial do atleta e previnem contra o supertreinamento.
2 Competitivo
2.1 Pré competitivo
O período pré competitivo é composto por oito microciclos com a finalidade de preparar o atleta para as