renato russo
Michele Silva/ Língua portuguesa
3º ano/ 302
Pais e filhos
Renato Russo
Nomes: Ana Luiza Garcia e Natália Matte
Porto Alegre/ 20 de agosto 2015
HISTÓRIA E ORIGEM DA MUSICA
Para quem é fã da Legião urbana, deve ser um mistério a origem da música "Pais e filhos”. Na verdade a música foi dedicada a uma amiga de Renato russo que se jogou do 5º andar de um prédio em BSB após ter brigado com os pais.Renato sempre dizia que ficava muito triste quando cantava essa música. Por isso não a cantava muito em Shows.A música aborda ideias como a do relacionamento entre os pais e os filhos em um blues muito bem elaborado.
Outras partes da música abordam outras ideias, como o nome de santo que se refere ao filho dele, Giuliano, que mora em Brasília com seus avós (Pais de Renato). O refrão é copiada de um livro chinês que eles acharam no quarto do hotel em que se hospedaram na Europa. Aquela celebre frase "É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã..." e "sou uma gota d'água..." na verdade não são autoria de Renato, Foram retiradas desse livro.
PÚBLICO DESTINADO
O principal foco seria nos adolescência dos anos 80, que foi a época de muitas novidades na história e na sociedade brasileira época do militarismo diretas já etc... mas o que Renato mais expõem em sua música é a luta pelo amor fraternal.
REAL INTENÇÃO DO COMPOSITOR
A união de vários “eus” por excelência está em Pais e filhos. A canção reúne em sua letra várias vozes de pais e filhos em diversas situações do quotidiano familiar. Todos esses “eus” que aparecem na canção são fechados. E já no primeiro verso percebemos isso: “estátuas” figuras frias e imóveis “e cofres” fechados com chave e segredo “e paredes pintadas”, não se sabe o que tem por trás dessas paredes. No verso seguinte percebe-se a que fim leva essa falta de comunicação entre os “seres” existentes nos primeiros versos, “ninguém sabe o que aconteceu”, não se tem noção