Renato Russo
Entre o lirismo e a rebeldia, o tédio e a capital Brasília, Renato Russo (1960-1996) inspirou um grupo de adolescentes de classe média, na principal cidade do cenário político nacional (Brasília), denominado como a “turma da colina” ³.
Renato desde cedo, queria ser artista “sonhava com um curso que estimulasse a expressão artística, com possibilidade concreta de obter o que desejava: dinheiro, fama, sucesso, por meio do manejo da palavra. Sonhava em ser escritor” (Marcelo, 2012, p.107). “Costumava falar que tinha toda a vida planejada: até aos 40 anos se dedicaria a música, até os 60 ao cinema, e, daí em diante, à literatura” (Lopes, 2012, p.14).
Ainda que seus sonhos não tenham se cumprido, Renato Russo conseguiu atingir um objetivo que havia reservado para além dos seus 60 anos, o teor de suas canções, deixou conteúdo suficiente para um estudo literário.
2. RENATO RUSSO E O SEU CONTEXTO
2.1 Biografia
Renato Manfredini Junior, conhecido artisticamente como Renato Russo, nasceu em 27 de março de 1960, na cidade do Rio de Janeiro. Filho do paranaense Renato Manfredini, economista do Banco do Brasil e de Maria do Carmo, pernambucana, professora de inglês. Viveu muitos anos de sua vida em Brasília. Infância e juventude classe média urbana, teve acesso à boa educação. Teve apenas uma irmã, Carmem Teresa nascida em 1962.
Até os seis anos de idade, Renato viveu com a família no Rio de Janeiro, endereçados na Rua Maraú, bairro Bananal, Ilha do Governador.
Dos sete aos dez anos viveu em Nova York (EUA), pois seu pai teve uma transferência profissional. Em 1969, volta ao Rio de Janeiro onde é matriculado na escola de Inglês Cultura Inglesa para prosseguir seu aprendizado na língua, foi aluno na filial da Ilha do Governador. Mais tarde, em Brasília passou de aluno a professor. Aos 13 anos, se mudou para Brasília, Renato estudava e levava uma vida típica dos adolescentes de classe média da Capital Federal. Em 1975, aos quinze anos, enfrentou uma