Renascimento
O texto trabalhado tem como objetivo responder questões relacionadas à “origem do termo renascimento”, evidenciando as modificações que ocorreram nesta época histórica, e também evidenciando as mudanças causadas.
Renascimento, Idade Média, idade Moderna foram termos definidores das épocas da história europeia, estes, estabelecem uma continuidade histórica, na medida em que diversas culturas foram divididas entre si. No inicio da idade moderna já havia conhecimento da possibilidade desta divisão.
No século XVIII, desenvolvimentos da Idade Moderna, atingiram o seu auge, O sistema do Estado pós-medieval estava estabelecido, os valores cristãos e de tradição política feudal foram profundamente relativizados pelos pensadores do iluminismo, as instituições culturais e toda a concepção do mundo foram desligadas de compromissos e dogmas eclesiásticos.
Ciência tinha um papel decisivo, o remanescente dos sistemas de conceitos escolásticos foi eliminado. As formas da natureza e os povos de todo o mundo foram comparados e classificados;
As raízes modernas desta situação no século XVIII estavam fundamentadas em inovações, como por exemplo, a criação da impressão, pólvora e a bússola. Estas “três coisas” estão ligadas aos acontecimentos que dão o início a Idade Moderna: a tipografia, com a erudição humanista do Renascimento, os panfletos e escritos da Reforma; a introdução de armas de fogo com o fim da cavalaria e, por conseguinte, também com o desenvolvimento de novas formas de governo; e a invenção da bússola, com as descobertas geográficas da época.
No século XVI a Idade Média foi definida como a época obscura. De acordo com a sua origem, o termo “Renascimento” foi usado de forma bastante precisa na história de arte; Muitas das inovações marcantes da época deram-se no campo das artes plásticas. Os humanistas eram filólogos da literatura latina e, aos poucos, também da grega, mas, ao mesmo tempo,