renascimento
Já o Humanismo é uma característica do Renascimento em que o homem começa a ser o centro das atenções tanto na arte quanto para objetos de estudos, diferente do período anterior, em que Deus era o centro das coisas. Em relação a Reforma, as pessoas insatisfeitas com o rumo que a Igreja guiava as coisas quiseram REFORMAR seu espaço. Isso também tem relação com o Renascimento que os burgueses começaram a crescer e proteger os artistas e também intelectuais, justamente estes que discordaram da Igreja e tentaram fazer as pessoas pensarem, por isso eram perseguidos e os Mecenas os protegiam.
Contra-Reforma por sua vez foi a reação da Igreja sobre a Reforma, em que foram intolerantes e começaram a repreender ainda mais, criando listas de livros proibidos e indo em busca de novos fiéis.
Enfim, todas suas perguntas são subtópicos do Renascimento
O Humanismo teve início na Itália no século XIV indo até ao século XVI.
A expressão humanismo refere-se genericamente a uma série de valores e ideais relacionados à celebração do ser humano. O termo, porém, possui diversos significados, muitas vezes conflitantes. Humanistas famosos são entre outros Petrarca, Gianozzo Manetti, Lorenzo Valla, Marsilio Ficino, Erasmo de Roterdão,François Rabelais, Pico de La Mirandola, Thomas Morus e González Pecotche.
Renascimento ou Renascença são os termos usados para identificar o período da História da Europa aproximadamente entre fins do século XIII e meados do século XVII.Chamou-se "Renascimento" em virtude da redescoberta e revalorização das referências culturais da antigüidade clássica, que nortearam as mudanças deste período em