Renascimento
O presente texto por objetivo relacionar os conteúdos estudados no semestre com a prática didática, por meio de uma análise de um livro didático, mais especificamente do capítulo que trata do “Renascimento cultural e urbano na modernidade”. Para tal, foi escolhido um livro didático do 7º ano do ensino fundamental, que se intitula “História, sociedade e cidadania”, de Alfredo Boulos Júnior.
DESENVOLVIMENTO
O capítulo é iniciado por uma imagem, que é a capa de um gibi da Turma da Mônica, que apresenta a história de Romeu e Julieta, de William Shakespeare. Tal imagem é aliada a um texto que chama a atenção do aluno para a obra e do porquê da mesma ser tão antiga e continuar sendo presente em representações artísticas atuais.
Na página seguinte é feita a definição do termo Renascimento e a contextualização histórica e surgimento desse movimento cultural. Uma pintura do século XIV mostra como um renascentista representou a divisão do campo e da cidade. No entanto o nome do pintor não é citado na legenda, que apenas explica o que foi pintado.
No desenrolar do assunto, o autor propõe um quadro comparativo entre os valores predominantes na era medieval e no renascimento e ilustra com as obras “Retrato de Jovem”, de Sandro Botticelli e do “Homem Vitruviano”, de Leonardo da Vinci. Percebe-se a referencia aos valores individualistas predominantes do renascença, bem como ao humanismo.
O Norte da Itália é destacado como berço do Renascimento, que é vinculado com o desenvolvimento urbano de cidades como Gênova e Veneza.
A expansão do Renascimento para outros países também é retratada, destacando o desenvolvimento do mesmo em Portugal, Espanha, Inglaterra, Holanda, entre outros.
O conteúdo é desenvolvido apresentando vários subitens como: pintores e escultores, escritores italianos, cientistas do Renascimento. Em cada subitem são feitas considerações pertinentes ao tema e cada um é ilustrado com obras de alguns dos autores citados.
A seção de