RENASCIMENTO
FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO
DEPARTAMENTO DE TEORIA E HISTÓRIA
TURMA 0 SEMESTRE 0
ALUNOS
A ESTÉTICA E A BELEZA CLÁSSICAS
Porto Alegre
2013
ESTÉTICA E A BELEZA CLÁSSICAS
Relatório apresentado como requisito parcial à aprovação na disciplina de Estética e História da Arte ao Curso Arquitetura e Urbanismo, na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
Professor: 0
Porto Alegre
2013
LISTAS DE ILUSTRAÇÕES
Na história ocidental, a Filosofia nasce na Grécia, por volta do século VII a. C. Nasce promovendo a passagem do ``saber mítico´´ ao ``pensamento racional´´, sem, entretanto, romper bruscamente com todos os conhecimentos do passado. Assim, a passagem do mito a razão significa precisamente que já havia, de um lado, uma lógica do mito e que, de outro lado, na realidade filosófica ainda está incluído o poder do lendário. De acordo com a tradição histórica a fase inaugural da filosofia grega é o período pré-socrático, no qual abrange o conjunto das reflexões envolvidas desde Tales de Mileto e Pitágoras de Samos até Sócrates de Atenas.
Pitágoras nasceu na ilha de Samos, na costa jónica, não distante de Mileto. Por volta de 530 a. C., sofreu perseguição política devido suas ideias, sendo obrigado a deixar sua terra de origem instalando-se em Crotona, sul da Itália, região conhecida como Magna Grécia. Em Crotona, fundou uma poderosa sociedade de caráter filosófico, religioso, e de acentuada ligação com as questões politicas. Depois de exercer, por longos anos considerável influência politica na região, a sociedade pitagórica foi dispersada pelos opositores, e o próprio Pitágoras foi expulso de Crotona. Para ele a essência de todas as coisas residia nos números, os quais representam a ordem, harmonia e a proporção fazendo uma relação com o ideal de beleza clássica na