Renascimento
O Nascimento de Vênus (Sandro Botticelli)
No quadro, a deusa clássica Vênus emerge das águas em uma concha como mulher adulta, conforme descrito na mitologia romana, sendo empurrada para a margem pelos Ventos D'oeste, símbolos das paixões espirituais, e recebendo, de uma Hora (as Horas eram as deusas das estações), uma manto bordado de flores. Alguns especialistas argumentam que a deusa nua não representaria a paixão terrena, carnal, e sim a paixão espiritual. Apresenta-se de forma similar a antigas estátuas de mármore (cujo candor teria inspirado o escultor do século XVIII Antonio Canova), esguia e com longos membros e traços harmoniosos.
Características:
- Perspectiva: arte de figura, na pintura, as diversas distâncias e proporções que têm entre si os objetos vistos à distância, segundo os princípios da matemática e da geometria.
- Uso do claro-escuro: áreas pintadas com luminosidade e sombreamento, esse jogo de contrastes reforça a sugestão de volume dos corpos.
– Realismo: os artistas do Renascimento não veem mais o homem como simples observador do mundo que expressa a grandeza de Deus, mas como a expressão mais grandiosa do próprio Deus. E o mundo é pensado como uma realidade a ser compreendida cientificamente, e não apenas admirada.
– Inicia-se o uso da tela e da tinta à óleo.
- O cânone greco-romano de proporções voltava a determinar a construção da figura humana
Outra característica da arte do Renascimento, em especial da pintura, foi o surgimento de artistas com um estilo pessoal, diferente dos demais, já que o período é marcado pelo ideal de liberdade e, consequentemente, pelo individualismo.
Bibliografia:
http://tmsfranceschetto.blogspot.com.br/2009/11/principais-caracteristicas-da-pintura.html
http://tmsfranceschetto.blogspot.com.br/2009/11/principais-caracteristicas-da-pintura.html