Balanço patrimonial
A linguística é o estudo cientifico da linguagem. Esta voltada para a explicação de como a linguagem humana funciona e de como são as línguas em particular, quer fazendo trabalho descritivo previsto pelas teorias, quer usando os conhecimentos adquiridos para beneficiar outras ciências e arte que usam, de algum modo a linguagem falada ou escrita.
A FONETICA
Estuda os sons da fala, preocupando-se com os mecanismos de produção e audição. A fonética procura fazer um trabalho com ênfase no aspecto descritivo da realidade fônica de uma língua.
A FONOLOGIA
Preocupa-se também com os sons de uma língua, mas do ponto de vista de sua função. Ela se ocupa dos aspectos interpretativos dos sons, de sua estrutura funcional nas línguas. Exemplo: potix, txia, tudu. Quando um som é usado para distinguir palavras, como no caso do i e do e das palavras vi e vê, é chamado de fonema da língua. Quando um som pode variar, como tx e t, é chamado de variante. Tradicionalmente, a palavra fonema tem sido usada para se referir simplesmente aos “sons” da fala, mas na linguística moderna tem um significado especial, como o que acabamos de descrever.
A MORFOLOGIA
Estudo signo linguístico reduzido a sua expressão mas simples( morfemas), e a combinação entre esses morfemas formando unidades maiores como a palavra e o sintagma. Um morfema, portanto, representa a menor sequencia de sons com significado. A palavra casinhas tem três morfemas: casa+inha+s. as vezes juntando morfemas formando palavras, ou seja, unidades separadas na escrita por espaços; outras vezes juntamos palavras formando um significado especial, que são os sintagmas. Por exemplo em pé da mesa, as três palavras formam um sintagma com um significado único, próprio desta expressão. Não é nem pé nem mesa, e o pé da mesa.
A SINTAXE
Estuda tudo o que se relaciona com a combinação linear de morfemas. É a sintaxe que vai explicar que o português pode um tipo de construção de frase composto de sujeito +