Renascimento
Genética
Gabriel Sobral Pedroso N° 11 2°A
Trablaho orientado por
Professora Eloise
Biologia
2°Bimestre
Índice
Introdução................................................................... 3
Processo meiotico....................................................... 4
Características hereditárias cogênitas e adquiridas.....5
Leis de Mendel.............................................................5
Teoria cromossômica da herança................................6
Determinação do sexo e herança ligada ao sexo.........7
Grupo sanguíneo (ABO e RH)......................................8
Introdução
No trabalho irei mostrar mais sobre a genética sobre a meiose, as características hereditárias congênitas e adquiridas,as leis de Mendel, a teoria cromossômica de herança, a determinação do sexo e herança ligada ao sexo, e o grupo sanguíneo (ABO e RH).
1. Processo Meiotico
Meiose é o nome dado ao processo de divisão celular através do qual uma célula tem o seu número de cromossomos reduzido pela metade.
Nos organismos de reprodução sexuada a formação de seus gametas ocorre por meio desse tipo de divisão celular. Quando ocorre fecundação, pela fusão de dois desses gametas, ressurge uma célula diplóide, que passará por numerosas mitoses comuns até formar um novo indivíduo, cujas células serão, também, diplóides.
Nos vegetais, que se caracterizam pela presença de um ciclo reprodutivo haplodiplobionte, a meiose não tem como fim a formação de gametas, mas, sim, a formação de esporos. Curiosamente, nos vegetais a meiose relaciona-se com a porção assexuada de seu ciclo reprodutivo.
A meiose permite a recombinação gênica, de tal forma que cada célula diplóide é capaz de formar quatro células haplóides (três no caso da oogênese) geneticamente diferentes entre si. Isso explica a variabilidade das espécies de