Renascimento Cultural
Conceito
Movimento artístico e cultural que floresceu na Itália a partir do século XIV é conhecido como Renascimento ou Renascença. Pode ser caracterizado como uma tendência cultural laica (isto é, não eclesiástica) que se estendeu até o século XVI. Inspirado na cultura greco-romana, rejeitava os valores feudais a ponto de considerar o período medieval a “Idade das Trevas”.
A característica central do Renascimento foi o humanismo, no sentido da valorização do ser humano, criação privilegiada de Deus.
Fatores do pioneirismo da península itálica no Renascimento
Renascimento surgiu e atingiu maior expressividade na Península Itálica, justamente o local onde o desenvolvimento comercial foi mais precoce. Na época do Renascimento, as cidades italianas eram grandes centros mercantis, situação conquistada desde o final da Idade Média, com destaque para os portos de Gênova e Veneza, embora houvesse outras cidades importantes na região, como Florença, Milão e Roma.
A concorrência entre as cidades italianas também gerou avanços tecnológicos entre elas.
Surgimento dos mecenas: Indivíduos ricos que, em busca de promoção pessoal, status, patrocinavam produções artísticas e científicas. Membros da família Médice em Florença e Sforza em Milão foram alguns dos mais importantes.
Os abundantes vestígios materiais da antiga civilização romana existentes em toda a Itália também serviram de fonte de inspiração e estímulo para os artistas.
Na Itália havia ruínas, monumentos e obras literárias da antiguidade clássica que inspiraram os artistas.
A Riqueza das cidades italianas atraíram os sábios bizantinos, herdeiros das tradições gregas e romanas clássicas, que fugiam da crescente pressão dos turco-otomanos após a queda de Constantinopla.
Motivações gerais para o início do Renascimento
Desenvolvimento da filosofia humanista. Valorização do ser-humano e de seus aspectos característicos.
A Expansão Marítima, o aumento do comércio e a