Renascimento Barroco e Rococó
2) Disserte sobre o conceito de autonomia da arte no Renascimento com base em Arnold Hauser. Segundo Arnold Hauser, a autonomia da arte significa para a renascença meramente a independência da igreja e da metafisica proposta pela igreja, não subentende, portanto, uma autonomia absoluta e universal. O artista escapa à influência de clero mas, entra em relação ainda mais íntima com os humanistas e seus seguidores. No entanto, a arte está longe de tornar-se uma serva da ciência no sentido em que era “servada teologia”, na Idade Média.
3) Como se caracterizam o tratamento do espaço, das figuras e sua organização geral na pintura maneirista “O Juízo Final” de Michelangelo?
Na obra, “O Juízo Final” de Michelangelo, o teto possui traços renascentistas, mas o altar que foi pintado 20 anos depois possui traços do estilo maneirista, a desordem e o caos estão presentes nessa obra, e a perspectiva de tamanho diverge. O naturalismo representado é relativo, por exemplo nos personagens. Há também a relação de mitologia e figuras religiosas que se misturam, como as representações de Jesus como figura religiosa e Caronte, da mitologia. 4) De que forma o Barroco se distingue da Renascença quanto à organização do espaço da pintura, ao tratamento das figuras, sua iluminação e estruturação geral da obra?
O Barroco se diferencia da Renascença nos seguintes aspectos: o Barroco é ligado à ideia de