Relacionamento no canal
RELACIONAMENTO NA CADEIA DE SUPRIMENTOS
Professor: André Petry
Acadêmicos: Israel Machado de Oliveira N7 Dirceu Lopes Marcos Zurawski
INTRODUÇÃO
A logística empresarial é um campo relativamente novo dentro do estudo da gestão integrada, das áreas tradicionais das finanças, marketing e produção. A novidade então deriva do conceito da gestão coordenada de atividades inter-relacionadas em substituição à pratica histórica de administrá-las separadamente ,e do conceito de que logística agrega valor a produtos e serviços essências para garantir a satisfação do consumidor e o aumento das vendas.
Embora a gestão coordenada da logística seja uma pratica recente, a ideia da gestão coordenada pode ser localizada por volta de 1844, nos ensinamentos de Jules Dupuit um engenheiro Frances a ideia de intercambiar um custo por outro (custos de transportes por custos de armazenamentos, pro exemplo) estava evidente que na alternativa entre transporte por via terrestre ou aquática.
Mas a logística é um processo de planejamento, implantação e controle do fluxo eficiente e eficaz de mercadorias, serviços e das informações relativas desde o ponto de origem até o ponto de consumo com o propósito de atender as exigências dos clientes, competência logística decorre de uma avaliação relativa da capacitação de uma empresa para fornecer ao cliente um serviço competitivamente superior ao menor custo possível.
As expectativas ligadas à competência logística dependem diretamente do posicionamento estratégico da empresa o nível de importância dado à logística em sentido estratégico, depende da ênfase dada ao uso proativo dessa competência para a obtenção de vantagem competitiva.
Contudo a definição diz que a logística é parte do processo da cadeia de suprimentos, mas não do processo inteiro, assim o que é processo na cadeia de suprimentos, ou como é mais conhecido, gerenciamento da cadeia de suprimentos.