Remuneração estratégica
ECONÔMICO AGREGADO, PARTICIPAÇÃO NOS LUCROS OU
RESULTADOS E BENEFÍCIOS FLEXÍVEIS
Wladmir Henriques Motta,Msc (UFF) mottaw@terra.com.br
Funcionários motivados são sinônimos de maior produtividade, novas idéias e, portanto, mais crescimento e lucro para a empresa. A área de recursos humanos, das empresas, tem criado diversas alternativas de remuneração buscando manter a motivação de seus funcionários.
Dentre estas alternativas, a realidade vivida no mercado mostra que, cada vez mais, as empresas têm programas de remuneração variáveis e estão desembolsando grandes quantias para mantê-los. Elas estão falhando num princípio básico da remuneração variável, o de que cada funcionário deve saber qual é seu papel na busca por resultados, sem isso não há motivação.
No que tange a remuneração, um funcionário tem basicamente três fontes de renda: remuneração fixa, remuneração variável e benefícios. Esses três pilares compõem o que se chama de remuneração total. Este artigo ira apresentar as formas de remuneração variável mais utilizadas na atualidade e esclarecer suas formas e políticas.
Palavras Chave: remuneração variável, desempenho, benefícios, incentivos, motivação, comprometimento. Área temática: GP - Gestão de pessoas
1- INTRODUÇÃO
Diante da competitividade imposta pela economia globalizada, as empresas têm buscado por meio do capital humano criar diferenciais e aumentar sua vantagem competitiva. O comprometimento no trabalho assume papel importante nesse cenário.
Na visão moderna do gerenciamento da qualidade as pessoas começam a entender mais o verdadeiro papel de cada um dentro dos macros processos da empresa, adquirindo, dessa forma, uma visão sobre o impacto de suas atividades em seus clientes internos e externos, aumentando a vantagem competitiva da empresa.
Certamente uma das principais missões de RH é auxiliar a organização na manutenção e retenção de talentos, através da prestação de