REMUNERA O VARI VEL
Remuneração Variável
Conceito:
Refere-se a uma avaliação alinhada com o desempenho do colaborador, considerando um determinado período de tempo desde que exista indicadores de desempenho.
Considerando o que diz Ferreira (2001), o salário significa o preço do trabalho alugado e estipulado por um patrão; retribuição de serviço. Já a remuneração, lembra o mesmo autor, significa o ato ou efeito de remunerar, salário, prêmio, gratificação e recompensa.
Segundo Minamide (2006), é o conjunto de diferentes formas de recompensa oferecidas aos empregados, complementando a remuneração fixa e atrelando fatores como atitudes, desempenho e outros com o valor percebido. Remuneração por resultados e participação acionária são duas formas de remuneração variável e estão vinculadas ao desempenho. O desempenho individual pode ser recompensado por incentivos e prêmios e o desempenho da equipe pode ser reconhecido através de remuneração por resultados.
A avaliação do desempenho assume a importância, em considerar o grau em que o colaborador corresponde aos padrões de comportamento exigidos para a sua posição, motivando-o a obter melhores resultados de seu trabalho para merecer as oportunidades e compensações que a empresa pode oferecer. Esse processo também favorece ao colaborador um sentimento de valorização.
Histórico da Remuneração Variável:
Essa prática se iniciou com os prêmios por produtividade ou pagamento por peça utilizada desde o começo do século XX, muito defendido por Taylor, com o objetivo de extrair o máximo de uma força de trabalho de baixa qualificação, que executava tarefas simples e repetitivas.
Com as inovações, mudanças de hábitos e práticas contemporâneas, mesmo em linhas de montagem, o pagamento por peça tornou-se retrógrado gerando problemas e ignorando o potencial inovador dos funcionários e hoje não se pode adotar uma prática de controle restrito. Em razão disso, a forma original de remuneração variável tem sido