REMUNERA O ESTRAT GICA E BENEF CIOS FINANCEIROS E SOCIAIS
De acordo com (MARTINS, 2006, p. 206) “Remuneração é o conjunto de prestações recebidas habitualmente pelo empregado pela prestação de serviços, seja em dinheiro ou em utilidades, proveniente do empregador ou de terceiros, mas decorrentes do contrato de trabalho, de modo a satisfazer suas necessidades básicas e de sua família. Caracteriza-se a remuneração como uma prestação obrigacional de dar. Essa remuneração tanto pode ser em dinheiro como em utilidades, de maneira que o empregado não necessite comprá-las, fornecendo o empregador tais coisas. A remuneração é o conjunto de pagamentos provenientes do empregador ou de terceiro em decorrência da prestação de serviços subordinados”.
Além do sistema de remuneração funcional, pago através de salário fixo as organizações na busca por melhores resultados e mais satisfação de seus colaboradores passam a adotar um modelo de remuneração denominado estratégico. Trata-se de um sistema de recompensas alinhado com os objetivos ou estratégias da empresa.
Neste sentido, existem diversas maneiras da empresa reconhecer a contribuição de seus funcionários por meio de recompensas, que por sua vez também são benéficas à própria organização visto que estão atrelados a metas e resultados. Dentre os modelos de remuneração estratégica destaca-se: a remuneração variável aplicada na forma de comissões, incentivos e campanhas e bônus por desempenho. Além destes, ressalta-se ainda a Participação nos Lucros e Resultados, também como um modelo estratégico de remuneração.
Comissões
É o sistema mais antigo e tradicional de remuneração variável. Basicamente está vinculado ao setor comercial e restrito a vendas realizadas ou metas de vendas. Apresenta como pontos fortes:
- são recompensas de curto prazo para o colaborador;
- o custo é variável para a empresa – só há comissão quando há venda;
- funciona como incentivo à função de vendas.
Incentivos e Campanhas
Trata-se de um