remocao dentaria
abstrato
Plotino G, Grande NM, Falanga A, Di Giuseppe IL,
Lamorgese V, Somma F. Dentine remoção na coronal parte dos canais radiculares após duas técnicas de preparação.
Internacional de Endodontia Journal, 40, 852-858 , 2007
.
Destinam-se a medir a área do canal radicular e a redução da espessura da parede e bucal mesial / lingual em o nível da interferência coronal em raízes mesial molares inferiores após instrumentação com um crown-down ou uma preparação do canal radicular simultânea técnica .
Metodologia
Vinte raízes mesial do primeiro molar inferior com uma curvatura do canal radicular moderada foram embebido em resina e seccionados horizontalmente no nível de interferência coronal, utilizando uma modificação da técnica de Bramante. Após a digitalização e processamento, os cortes foram remontados. Um canal de cada raiz foi preparado usando instrumentos ProTaper , enquanto os instrumentos Mtwo foram usadas na outra raiz canal da mesma raiz mesial. Depois de analisar e do tratamento, os dados obtidos foram analisados por dois parâmetros : mudanças na área do canal radicular após instrumentação
(DA ) e redução da mesial e espessura da parede vestibular / lingual (DT ) . Os dados foram submetido a testes de Student para análise estatística em um nível de significância de P < 0,05.
Resultados
Não houve diferenças estatisticamente significativas encontradas entre os dois grupos no que diz respeito à mudanças nas áreas ( DA) no nível considerado
( P = 0,410 ) . Não houve diferenças estatisticamente significativas foram observadas entre os dois grupos de dentina espessura ( DT ) de ambas a parede mesial ( P = 0,077) e a parede lingual ou bucal ( P = 0,171 ) .
Conclusões Não houve diferença entre os grupos ProTaper e Mtwo para a quantidade de dentina removido.
Palavras-chave : técnica crown-down , a espessura da dentina ,
Instrumentos