Relatorio
A periodontia é a área da Odontologia que cuida da base de sustentação do dente, constituída pela gengiva, fibras periodontais e osso.
As doenças gengivais são mais comuns do que se pensa. São elas: Gengivite e Periodontite. Na primeira, apenas a gengiva é atingida; já a segunda representa um nível mais grave e, além das fibras, a inflamação ataca também o osso.
A equipe odontológica é composta pelo paciente, CD, TSB, ASB .
A placa bacteriana e o cálculo aderidos ao dente são a principal causa das gengivites, porém, algumas alterações na gengiva podem estar associadas a algumas doenças como a diabetes, uso de alguns medicamentos, queda de resistência, etc. A placa bacteriana é formada pela colonização de bactérias e resíduos alimentares que aderida ao dente e próxima ao tecido gengival, pode causar sérios danos como: cáries, inflamações gengivais e até mesmo perda do tecido ósseo. A placa bacteriana é amolecida é pode ser facilmente removida com uma correta escovação e uso do fio dental. O cálculo é a placa bacteriana calcificada, e que só pode ser removido pelo dentista por ser duro e aderido ao dente (e/ou raiz).
O tratamento é realizado com a remoção da placa bacteriana e cálculo aderidos ao dente, por meio de raspagem e alisamento das raízes dos dentes. Quando os instrumentos de raspagem não atingem toda a área da raiz comprometida, as cirurgias são indicadas para facilitar o acesso.
Em geral estas doenças têm início na infância, evoluem lentamente, de forma Indolor, o que dificulta o paciente procurar um especialista, e normalmente só são notadas pelo paciente em estágio avançado. Basicamente, a causa delas é a higienização bucal deficiente ou incorreta, o que facilita a formação de placa bacteriana no dente.
2. DOENÇA PERIODONTAL
A Periodontia refere-se aos procedimentos de prevenção e tratamento da doença periodontal, sendo a doença periodontal um episódio infeccioso e específico dos tecidos de suporte do