Plano de aula - arte contemporânea
A complexidade do trabalho com arte contemporânea requer uma sequência de aulas. Vamos aproveitar este espaço de troca para compartilhar propostas, desafios e dúvidas. Para que a troca seja potencializada, considere os seguintes itens em seu planejamento: faixa etária dos alunos, conteúdo(s), encaminhamentos, materiais, tempo (nº de aulas e carga horária), agrupamentos, aprendizagens envolvidas e avaliação.
Série: 1º EM
Conteúdo: Arte Contemporânea
Objetivo: Criação de sua poética pessoal através do conhecimento e aproximação da Arte Contemporânea.
Tempo: 3 aulas de 1h40 min
Materiais: papel sulfite, revistas, jornais, lápis de cor, canetas hidrocor, cola, tesoura, régua, giz de cera, entre outros.
Aula 1: Nesse momento, os alunos fariam uma leitura de três obras escolhidas por mim para tratar a questão O outro, o mesmo. Essas obras seriam: Paisagemnaturezamorta, instalação de Luiz Zerbini; Sem Título, instalação de Efrain Almeida e Giardini, filme de Seteve McQueen. A partir dessas obras, os alunos iriam discutir a relação que possuem entre si, tentando achar a linha da minha curadoria. Após essa leitura, os alunos tentariam relacionar se a mensagem dessas obras poderiam ter alguma relação com suas vidas. Ao final da aula, fariam uma produção para registrar o que ficou dessa conversa, através de desenhos, colagens ou textos.
Aula 2: Na segunda aula, haveria um trabalho parecido com a aula 1, mas nesse caso, seriam outras obras que discutissem o terreiro: Dito, não dito, interdito, com a obra de Cildo Meireles: Inserções em circuitos ideológicos, 1970 e de Antônio Dias: Faça você mesmo, território liberdade, 1968. Após a análise