Rem Koolhaas
Os escritos de Koolhaas ele ganhou fama no campo da arquitetura antes de completar um único prédio . Depois de depois de se formar na Escola de Arquitetura Association , em Londres, ele aceitou uma bolsa de pesquisa nos Estados Unidos . Durante sua visita, ele escreveu Delirious New York, que ele descreveu como um "manifesto retroativo para Manhattan " e que os críticos saudado como um texto clássico sobre a arquitectura moderna e da sociedade.
Em 1975, Koolhaas fundou o Office for Metropolitan Architecture (OMA ), em Londres, com Madelon Vriesendorm e Elia e Zoe Zenghelis . Concentrando-se em design contemporâneo , a empresa ganhou um concurso para uma adição ao Parlamento em Haia e uma grande comissão para desenvolver um plano mestre para um quarto alojamento em Amesterdão.
Delirious New York foi reimpresso em 1994 sob o título Rem Koolhaas eo lugar da arquitetura moderna. No mesmo ano, Koolhaas publicado S , M , L, XL , em colaboração com o designer gráfico canadense Bruce Mau . Descrito como um romance sobre a arquitetura , o livro combina trabalhos produzidos pelo escritório de Koolhaas para Arquitetura Metropolitana , com fotos , plantas, ficção , cartoons e pensamentos aleatórios.
Rem Koolhaas foi chamado vira modernista e desconstrutivista , mas muitos críticos afirmam que ele se inclina para o humanismo. O trabalho de Koolhaas busca uma ligação entre tecnologia e humanidade. Koolhaas foi galardoado com o prestigiado Pritzker Architecture Prize em 2000.