Relógio Solar
O princípio fundamental para a construção de um relógio de sol é o de que o ponteiro (gnômon) que irá projetar a sombra sobre o mostrador deve ser posicionado de forma a ficar paralelo ao eixo de rotação da Terra.
Um roteiro resumido para a construção de um relógio de sol com mostrador horizontal é apresentado a seguir:
Informações necessárias
Encontrar a direção do norte magnético utilizando um dos seguintes métodos:
Com uma bússola e conhecendo a declinação magnética do local. Determinação prática, utilizando um pino vertical fixado no centro de circunferências concêntricas.
Latitude do local (pode ser lida em um mapa ou nesta enciclopédia, no artigo de sua cidade)."
Material
Mostrador. Pode ser uma placa plana de pedra, concreto ou outro material rígido, normalmente no formato de um círculo ou retângulo. Pino ou placa para servir como ponteiro (gnômon). No caso de uma placa, deve ser cortado um triângulo retângulo com um dos ângulos agudos de medida igual à latitude do local. O comprimento do pino ou da hipotenusa do triângulo deve ser ligeiramente menor ou igual ao raio do mostrador.
Construção
Fixação do pino ou placa no mostrador, com orientação no eixo norte-sul e inclinação relativa ao plano horizontal igual a latitude do local. Sendo assim, uma das extremidades do ponteiro estará fixada no mostrador e a outra fica suspensa, apontando para o polo celeste do hemisfério em que se está (ou seja, polo sul celeste para locais no hemisfério sul e polo norte celeste para locais no hemisfério norte). Marcar as linhas das horas utilizando um dos seguintes procedimentos:
Na prática, em um dia ensolarado, com auxílio de um relógio convencional. Utilizando o desenho gerado por um programa de computador (ver Ligações externas). Esse método tem a vantagem de permitir que as linhas dos equinócios e solstícios sejam incluídas no