PI
Atualmente vários países vêm investindo na complementação e transformação de seus parques energéticos com a introdução de fontes alternativas de energia, sendo que as questões ambientais alavancaram em muito estes investimentos, principalmente devido aos impactos causados pelas formas tradicionais de geração de energia. A utilização de soluções energéticas que agridem em menor escala o meio ambiente tem destacado a energia solar como uma fonte alternativa de grande importância na elaboração de novos cenários energéticos ecologicamente melhores. Porém, como toda tecnologia energética, o aproveitamento da energia fornecida pelo sol para geração de energia elétrica apresenta algumas características ambientais desfavoráveis. Neste trabalho procura-se descrever quais são estas características e algumas medidas que podem ser tomadas no sentido de diminuir os impactos ambientais na instalação e operação de paneis fotovoltaicos. Baseado na bibliografia analisada, conclui-se que os investimentos em a energia solar devem ser encorajados e algumas destas características podem ser significativamente minimizadas e até mesmo eliminadas com planejamento adequado e inovações tecnológicas.
Introdução
O meio ambiente no qual vivemos muda continuamente devido a causas naturais (erupções vulcanicas, terremotos, queimadas iniciadas naturalmente e atividade solar) sobre as quais se tem pouco ou nenhum controle e devido a causas decorrentes da atividade humana que ate o seculo passado desempenhavam um papel de menor importancia nas mudancas climaticas e ambientais no planeta.
Nosso planeta e meio ambiente estao sofrendo as mudancas mais drasticas na recente historia da humanidade e as atividades humanas sao os maiores agentes dessas mudancas – reducao da camada de ozonio, aquecimento global, desflorestamento, extincao de especies e chuva acida e sao os exemplos mais evidentes.
A conexao energia-meio ambiente tem sido objeto de muitas pesquisas e algumas vezes e possıvel