Relátório de visitação Pinacoteca
Inaugurado em 1947, o museu MASP está localizado em um ótimo ponto da Avenida Paulista, dando aos seus visitantes um fácil acesso ao local.
O Masp, foi criado para ser um museu dinâmico, com um perfil de centro cultural. Por isso possui espaços diferenciados e bem divididos para realização das exposições, que são temporárias e apresentam os mais variados temas de arte contemporânea, fotografias e esculturas, podendo ser nacionais ou internacionais.
Percebemos também um cuidado muito rigoroso em relação as obras. Faixas no chão indicam até onde podemos chegar, visando assim máxima proteção, assim como a proibição de fotografia com ou sem flash.
É um local muito agradável e interessante, que consegue nos prender a atenção em suas obras, não nos deixando entediados, ou sem vontade de aprender sobre determinada exposição por conta de sua apresentação.
Três das exposições em particular nos chamaram a atenção pelo seu acervo, que continha uma grande relação com o aprendizado em sala de aula. O estudo das obras relacionadas ao nosso conteúdo de aulas de perto proporciona uma maior absorção dos detalhes e características das obras. Separamos algumas das obras expostas que melhor identificamos com os nossos conhecimentos prévios.
Exposição: Arte moderna – Século XIX
Na primeira parte dessa exposição, observamos principalmente a presença de quadros com pinceladas grosseiras e rápidas (para a captação d momento) e preocupação com cor, luz e movimento, características do movimento impressionista.
Quatro bailarinas em cena – Edgar Dega, 1885-1890
Marinha Perto de Marselha (Aldeia Fantástica) - Adolphe-Joseph-Thomas Monticelli, 1880-1884
Rosa e Azul (As Meninas Cahen d´Anvers) - Pierre-Auguste Renoir, 1881
O Grande Pinheiro - Paul Cézanne, 1896
Quadros do pós-impressionismo e movimentos seguintes também faziam parte dessa exposição, porém tais conteúdos ainda não tinham sido aprendidos