Relátório de ligações químicas
JAKELINE MATZECH
KATHLEEN MARINEIVA RIBEIRO GIONGO
KELIN DALBOSCO
PETERSON VITOR DE LIMA DOS SANTOS
RUBIA MARA DI BERNARDO PINTO
LIGAÇÕES QUÌMICAS
CASCAVEL 2012 FAG - FACULDADE ASSIS GURGACZ
CAROLINE MERIGO SOTT
JAKELINE MATZECH
KATHLEEN MARINEIVA RIBEIRO GIONGO
KELIN DALBOSCO
PETERSON VITOR DE LIMA DOS SANTOS
RUBIA MARA DI BERNARDO PINTO
LIGAÇÕES QUÌMICAS
Trabalho apresentado como requisito parcial de conclusão da disciplina de Química Geral e Inorgânica, do curso de Bacharelado em Farmácia, da Faculdade Assis Gurgacz.
Professora: Leyde Daiane de Peder
CASCAVEL 2012
1 INTRODUÇÃO
Identificar e conhecer os tipos de ligações químicas é um requisito fundamental para desenvolver uma base mais sólida no campo de estudos da química, visto que essa ciência tem como um de seus objetivos o estudo das substâncias e suas transformações.
2 LIGAÇÕES QUÍMICAS
As ligações químicas são uniões estabelecidas entre átomos para formarem as moléculas, que constituem a estrutura básica de uma substância ou composto. Existem atualmente cento e doze elementos químicos, sendo destes noventa e três naturais e dezenove artificiais. Os átomos destes elementos químicos ao se unirem formam a grande diversidade de substâncias químicas.
Essas ligações ocorrem com a finalidade de dar estabilidade eletrônica aos átomos, e torná-lo um sistema elétricamente neutro.
Essas uniões entre os átomos podem acontecer de diferentes formas, são elas: ligação íonica, ligação covalente e ligação metálica.
2.1 LIGAÇÃO ÍONICA
Na ligação iônica, para que os átomos adquiram estabilidade, ocorre a doação e o recebimento dos elétrons na última camada eletrônica (camada de valência). Esse fenômeno ocorre principalmente com os elementos representativos, onde os elementos das famílias 1, 2 e 3 tem maior tendência a doar elétrons, e os elementos das famílias 5, 6 e