Relátorios de química
1.0 Resumo
Denomina-se solução tampão a solução que praticamente não sofre variação brusca de pH e pOH pela adição de pequenas quantidades de ácidos fortes ou de bases fortes.
2.0 Objetivo
Realizar o preparo de 100 mL de uma solução tampão misturando ácido acético e acetato de sódio com tampão de pH 4 e molaridade 0,1 M onde pKa = 4,75. Massa molecular 60 e d =1,049 g mL-.
3.0 Introdução
Há dois tipos de soluções-tampão mais comuns: as constituídas por um ácido fraco e um sal solúvel de mesmo ânion que esse ácido e as constituídas por uma base fraca e um sal solúvel de mesmo cátion que essa base. Como por exemplo em um ácido fraco e um sal solúvel:
Ex: HCN(aq) e NaCN(s) -> íon comum = CN-(aq)
1- Ionização do ácido fraco: HCN(l) + H2O(l) ↔ H3O+(aq) +CN-(aq)
2- Dissociação do sal: NaCN em meio aquoso ↔ Na+(aq) + CN-(aq)
-O âncion cianeto do sal faz com que o 1ª equilíbrio se torne ainda mais deslocado no sentindo de diminuir a ionização do ácido
Ex: NH4OH(aq) e NH4Cl(aq) -> íon comum NH4+
1- Dissociação da base fraca: NH4OH em meio aquoso ↔ NH4+(aq) + OH-(aq)
2- Dissociação do sal: NH4Cl(s) em meio aquoso ↔ NH4+(aq) + Cl-(aq)
-Como o hidróxido de amônio é uma base fraca conclui-se que o cátion amônio possui grande afinidade pelo íon OH-(aq). Na solução há grande quantidade de cátion amônio liberado pelo sal cloreto de amônio no segundo equilíbrio.
-No corpo humano, a solução tampão é importante para evitar acidoses e alcalose. A alcalose e a acidose respiratórias ocorrem quando há diminuição ou aumento da concentração de gás carbônico no sangue, alterando o pH sanguíneo.
Ex:CO2 + H2O ↔ H2CO3 ↔ H+ + HCO3-
-A equação de Henderson-Hasselbalch é necessária para o preparo de soluções tampão pH = pKa + log ([base]/[ácido)
3.0 Parte experimental
-Utilizando a equação de Henderson-Hasselbalch
A concentrações do ácido e do sal (acetato de sódio) serão iguais, logo poderemos substituir os volumes a serem somados