existencialismo
Teorias Existencialistas e Humanista
PROFESSOR:
Valéria C M Trindade
ALUNO:
Ana Paula Peres M C
DATA:
15/04
ASSUNTO:
Estudo dirigido :“A contribuição de Jean Paul Sartre.”
1- Qual a proposta central da filosofia sartreana?
O homem é sua própria escolha, vendo a liberdade como possibilidade central e única que constitui o indivíduo como ser humano. Não existe essência, mas existência.
2- O que Sartre enfatiza em sua primeira fase de pensamento?
A ontologia, o estudo do ser, o homem como homem. Tem como ponto de partida a intencionalidade analisa a consciência (toda consciência é consciência de algo”.).
3 – Como a consciência é definida e compreendida? É definida como um vazio que se desliza para o objeto a que intencionalmente se dirige, na tentativa de se preencher. A consciência é compreendida como um ato de captação do objeto nas formas de percepção, imagem e emoção e se apresenta como consciência vaga, determinação espontânea do ser, e consciência reflexiva, a que é o conhecimento da consciência de algo.
4-Qual o conceito de má-fé: É a negação da liberdade, que é a condição básica da liberdade.
5-O que significa para Sartre os termos projeto-original – náusea. Faça uma correlação entre os dois termos:
Projeto –original é a escolha que o indivíduo faz de si/ de ser e náusea é o reconhecimento de sua própria contingência (de ser responsável por si próprio),é o medo diante da liberdade.
6-Porque Sartre utiliza o termo “o inferno é o outro” quando aborda as relações interpessoais?
Sartre diz que tentamos nos transformar naquilo como parecemos para o outro, estabelecendo uma relação perigosa , a liberdade de um inibe a realidade do outro e nessa batalha (inferno) ambos se necessitam para justificar a