Religiões
Desde que existe o ser humano existe algum tipo de religião. Deuses, espíritos, forças da natureza – em todos os tempos, a humanidade acreditou em alguma coisa.
Mas, o que é uma religião? Será que é possível achar uma só resposta, e uma só forma de explicar algo tão complexo e rico? Geralmente as pessoas procuram na religião a resposta a certas perguntas muito difíceis, mas que todo ser humano gostaria de ver respondidas: por que existe o mundo? Quem criou o universo? Ou de onde veio? Para que nascemos? Existe vida depois da morte?... E outras perguntas mais.
As religiões possibilitam que as pessoas se relacionem com forças ou seres que elas não vêem, mas nos quais acreditam: deuses, espíritos ou então um só Deus – como é o caso do judaísmo, do cristianismo e do islamismo, por isso chamados religiões monoteístas.
Todas as religiões nos ensinam uma forma melhor de viver. Elas nos dão princípios. Solidariedade, amor ao próximo, piedade e justiça, por exemplo, são ideias que as religiões propõem. Podemos dizer que as religiões ensinam ao ser humano que ele é capaz de melhorar, ser mais feliz, conquistar a si mesmo e ser mais solidário com o outro!
Houve tempo em que os descrentes, sem amor a Deus e sem religião, eram raros. Tão raros que os mesmos se espantavam com a sua descrença e a escondiam, como se ela fosse uma peste contagiosa. E de fato o era. tanto assim que não foram poucos os que foram queimados na fogueira, para que sua desgraça não contaminasse os inocentes. Todos eram educados para ver e ouvir as histórias do mundo religioso, e a conversa cotidianamente, este ténue fio que sustenta visões de mundo, confirmava, por meio de relatos de milagres, aparições, visões, experiências místicas, divinas e demoníacas, que este é um universo encantado e maravilhoso no qual, por detrás e através de cada coisa e cada evento, se esconde e se revela um poder espiritual. O canto gregoriano, a música de Bach, a catedral