Religiões pelo mundo
No mundo vemos conflitos e desentendimentos por toda parte motivados por questões religiosas, em especial, mas não somente o conflito árabe-israelense e o "terrorismo" que depois de 11 de setembro de 2001, ganhou dimensões e preocupações mundiais.
Obviamente que a religião não raro é pano de fundo para dimensões política e econômica, mas de todo modo o estudo das mesmas é essencial para um melhor entendimento e convivência.
Vejamos uma apresentação das grandes religiões mundiais.
Religiões monoteístas: o Judaísmo, o Cristianismo e o Islamismo.
São religiões que possuem algo em comum, elas provêm em suas bases do Judaísmo, a religião monoteísta mais antiga do mundo. Acreditam num sistema de mundo linear, começo, meio e fim, alguns profetas são comum a elas, seus livros sagrados têm semelhanças, em especial o Judaísmo e o Cristianismo.
O Islamismo apesar de ser monoteísta e ter alguns profetas em comum com as outras duas grandes religiões se distingui em alguns critérios, normalmente são mais rígidos em suas práticas religiosas e mais "espiritualizados".
Depois nos temos duas grandes religiões que se diferem consideravelmente das três monoteístas: o Hinduísmo e o Budismo. Ambas são reencarnacionista e seu sistema de mundo é cíclico, acreditam na reencarnação e na atuação e ação do espírito após a morte. O Hinduísmo é, grosso modo, politeísta. O Budismo além de religião é uma filosofia de vida.
Existem outras religiões pelo mundo, essas que apresentamos figuram entre as principais e delas também derivam